
Sejam Bem-vindos às Novas tecnologias: A terceira margem do Caderno
Hoje é sábado,dia 22 de janeiro de 2011.Saõ onze horas .Inicio a minha primeira atividade da disciplina de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação, com a Professora Juliana Ienaco. Esta disciplina faz parte do conteúdo do Curso de Pós -graduação em Língua ,Linguagens e Literatura na sala de aula´da FIC: Faculdades Integradas de Cataguases.
Embora estejamos de férias escolares, estamos aqui, juntas, num grupo de onze guerreiras, com um objetivo comum: busca de conhecimento para poder enfrentar as mudanças que acompanham o fazer humano no que se refere à educação. No primeiro momento, o que parece mistério, chato, complicado... passa a ser algo agradável , prezeroso, dinâmico e possível. Assim, essa nova forma de aplicabilidade das tecnologias abrem um leque de oportunidades a serem construídas com os nossos alunos.
Neste primeiro momento a professora se mostra habilidosa, paciente,comprometida com sucesso dos alunos.Para quem está na condição de aprendiz não se sente desmotivado, pois educando e educador estão do mesmo lado. Ao contrário do que alguns pensam, as novas tecnologias surgem como algo que vem para ajudar e servir de suporte para o ensino-aprendizagem.É claro que exige estudo, tentativas,erros e acertos, aprimoramento e acima de tudo vontade.Se não fosse assim, Dr. Ivo Pitangui não seria "o mestre na arte da cirurgia plástica";"o Pelé , o rei do futebol." "Tudo muda o tempotodo no mundo"e, na educação não poderia de ser diferente.O que importa é saber o que ensinar,como ensinar e a quem ensinar. Uma vez que se consegue respoder de foma clara as três perguntas, as novas tenologias podem desempenhar um papel muito importante no nosso fazer pedagógico.Podem representar a terceira margem do caderno ou uma terceira via qualquer,ou até mesmo muitas vias de possibilidades de melhorar as nosas práticas pedagógicas e fazer a diferença.
Literatura Africana na sala de aula: eis a questão
Smartphones :novas tecnologias para 2011